Free counter and web stats

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Copas de minha vida - Essa eu vi.

1990

Em 1990 eu já era um assíduo telespectador de futebol. Já tinha meus ídolos, meus horários de ver jogo. Já sofria e comemorava com o Vasco.

Com a seleção não podia ser diferente. Em 1988 acompanhei a campanha nas olimpíadas de Seul, quando perdemos a final para a União Soviética(comunistas filhos da puta!).
Em 1989 teve Copa América no Brasil. Ganhamos a primeira desde 1949(!) e ainda "vingamos" o maracanazo. Show de Romário e Bebeto.
Ainda em 1989 tivemos eliminatórias. E o episódio da fogueteira quase deixou o Brasil de fora da festa na Itália.

Rumo a Copa, contusão de Romário. Péssimo sinal. Estaria fora das melhores condições na Copa. Para piorar, Lazaroni inventou de escalar a seleção num 3-5-2 completamente desconhecido no Brasil e resolveu escalar Careca e Muller. Bebeto nem entrava.

E começamos. Primeira fase. Três jogos chatos, três vitórias magras e chatas. Classificamos em primeiro e pegamos a Argentina. Família reunida para assistir. Muitos gols perdidos(Muller titular...) até Maradona fazer uma jogada e dar um presente para Cannigia. Brasil fora da copa.

Mas a Copa não é só Brasil. E em 1990 já curti muito outros jogos e outras seleções. Romênia, Iugoslávia, Colômbia, Tchecoslováquia, Camarões, Holanda. Um mar de novidades futebolísticas. Todo dia tinha jogo. Era voltar da escola e ir direto para a TV. Pegar o jornal cedo, ler a parte de esportes. Também tinha o álbum de figurinas. Ficha de todos os jogadores!

Tenho como boas recordações alguns jogos. Camarões 1X0 Argentina, Alemanha 1X1 Colômbia, Inglaterra 3x2 Camarões, Argentina 0x0 Iugoslávia. Além das semifinais e da final.

Ficou marcada como uma das copas de pior futebol em todos os tempos. Mas eu digo que gostei bastante! Com certeza era um aficcionado.

Poderia falar muito mais sobre essa Copa, mas ainda há outras para contar.

Um comentário:

  1. Eu não lembro dessa....até virei viciadinha em futebol por um tempo, mas bem depois disso. Menina com 10 anos super acompanhando copa nao dá né....

    ResponderExcluir